Estreia nesta quinta (18) um dos mais fortes concorrentes ao Oscar 2024. Segredos de Um Escândalo (May December) é inspirado na história de Mary Kay Letorneau, uma professora de 34 anos, casada, mãe de quatro filhos, que nos anos 90 se “envolveu” com um aluno. Presa por estupro, ela descobriu que estava grávida do garoto. Após cumprir pena de sete anos, tiveram mais uma filha, casaram se separaram em 2017.
Esse é o pano de fundo para a história que traz Julianne Moore, como Gracie Atherton-Yoo, a mulher que, ao sair da cadeia, decide recomeçar a vida ao lado do jovem Joe Yoo (vivido por Charles Melton). Natalie Portman é Elizabeth Berry, atriz que levará a história de Gracie para a telona, vinte anos após o escândalo tudo vir à tona. A artista vai conviver com a dona de casa, sua segunda família e amigos que apoiaram o casal. A ideia é fazer um laboratório, se aprofundar na personagem através da observação e anotação de detalhes.
Sob a direção de Todd Haynes, as duas atrizes dão show de talento e o público pode apreciar Elizabeth ir entrando, aos poucos, na pele de Gracie e até mesmo assumindo seu espaço. Mas o filme vai além. A película explora as relações de Claire com o ex-marido, os filhos do primeiro e segundo casamento. E, claro, a ligação com o esposo atual, uma união na qual ela parece deter mais poder do que ele. Já Joe revela seus medos e inquietações que a experiência lhe trouxe com o passar dos anos.
Na medida em que os personagens vão se desnudando, o público ganha acesso a partes surpreendentes dessa ficção que faz críticas ácidas à sociedade. E nada do que já se saiba do fato que a inspirou abala o seu desenrolar.